Discriminação no mercado de trabalho: o caso dos moradores de favelas cariocas
Coleção Estudos Cariocas
PDF

Palavras-chave

favela

Categorias

Como Citar

Pero, V., Cardoso, A., & Elias, P. (2005). Discriminação no mercado de trabalho: o caso dos moradores de favelas cariocas . Coleção Estudos Cariocas, 5(1), 81. https://doi.org/10.71256/19847203.5.1.81.2005

Resumo

A história do Rio de Janeiro no século XX não pode ser escrita sem levar em conta o crescimento das favelas. A modernização urbana implementada no começo do século removeu os cortiços do centro da cidade sem que houvesse uma política habitacional para a população pobre. As limitações impostas pela distância, os custos de transporte elevados, fizeram com que a população ocupasse os espaços vazios dos morros localizados à beira do espaço urbano, originando o fenômeno denominado favela.

https://doi.org/10.71256/19847203.5.1.81.2005
PDF

Referências

BARROS, R., HENRIQUES, R. e MENDONÇA, R. “Education and equitable economic development.” Economia, vol.1, 2000.

BARROS, R. “Human Development Report of the city of Rio de Janeiro”, PNUD/IPEA/Prefeitura do Rio de Janeiro, mimeo, 2000.

BEHRMAN, J., BIRDSALL, N., e SZÉKELY, M. “Intergenerational mobility in Latin America: Deeper markets and better schools make a difference.” In: BIRDSALL, N. e GRAHAM, C. (eds), New markets, new opportunities? Economic and social mobility in a changing world, Brooking Institution Press, 2000.

BEHRMAN, J., GAVIRIA, A. e Székely, M. “Intergenerational mobility in Latin America.” Economica, vol.2, n.1, 2001.

BURGOS, M.B. “Dos parques proletários ao Favela-Bairro – as políticas públicas nas favelas do Rio de Janeiro.” In: ZALUAR, A. e ALVITO, M. (orgs). Um século de favela. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1998.

FERREIRA, F.H.G e BARROS, R.P. “The slippery slope: explaining the increase in extreme poverty in urban Brazil, 1976-96.” Brazilian Review of Econometrics, vol.19, n.2, 1999.

LAGO, L.C. Desigualdade e Segregação na Metrópole: O Rio de Janeiro em tempo de crise. Rio de Janeiro: Ed. Revan/FASE, 2000.

MENEZES-FILHO, N. A. “Educação e desigualdade.” In: Microeconomia e Sociedade no Brasil. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2001.

REZENDE, M.A. e BURGOS, M.B. “Notas sobre o trabalho em favelas do Rio de Janeiro.” In: Rio 97. O Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretária Municipal do Trabalho, 1997.

SILVA, J.S. Por que uns e não outros? A caminhada de estudantes da Maré para a Universidade. Tese de doutorado, Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

SOUTO, J. Barreiras, transgressões e invenções de mercado: a inserção econômica dos jovens pobres. Tese de doutorado, UERJ, Rio de Janeiro, 2000.

VALLADARES, L. e PRETECEILLE, E. “Favela, favelas: unidade ou diversidade da favela carioca.” In: RIBEIRO, L.C. (org). O Futuro das Metrópolis: desigualdades e governabilidade. Rio de Janeiro, Ed. Revan, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Valéria Pero, Adalberto Cardoso, Peter Elias