A importância da economia criativa no desenvolvimento econômico da cidade do Rio de Janeiro
Coleção Estudos Cariocas
PDF

Palavras-chave

economia criativa

Categorias

Como Citar

de Medeiros Junior, H., Grand Junior, J., & de Figueiredo, J. L. (2011). A importância da economia criativa no desenvolvimento econômico da cidade do Rio de Janeiro . Coleção Estudos Cariocas, 9(1), 73. https://doi.org/10.71256/19847203.9.1.73.2012

Resumo

A economia criativa está se configurando em um dos mais dinâmicos conjuntos de atividades produtivas do mundo. Na esteira desse processo, que é diretamente associado às profundas transformações ocorridas na economia mundial desde a década de 70 do século passado, muitas cidades vislumbraram novas possibilidades de desenvolvimento econômico.

https://doi.org/10.71256/19847203.9.1.73.2012
PDF

Referências

(DCMS) Department for Culture, Media and Sport. Creative Industries. Disponível em: http://www.culture.gov.uk/about_us/creative_industries/default.aspx. Acesso em: 04 de dezembro de 2008.

BAUMOL, William e BOWEN, William. Performing arts: the economic dilemma. Cambridge: MIT Press, 1966.

BENHAMOU, Françoise. A economia da cultura. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

COUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.

FLORIDA, Richard. The rise of the creative class: and how it’s transforming work, leisure, community, & everyday life. Nova York: Basic Books, 2002.

(FIRJAN). Federação das indústrias do estado do Rio de Janeiro. A cadeia da indústria criativa no Brasil, 2008. Disponível em: http://www.firjan.org.br. Acesso em: 10 de julho de 2009.

HARTLEY, John. Creative industries. IN: HARTLEY, John (org.). Creative industries. Oxford: Blackwell, 2005. p. 1-40.

HESMONDHALGH, David. The cultural industries. Londres: Sage, 2002.

LANDRY, Charles. The creative city: a toolkit for urban innovators. Londres: Earthscan, 2008.

REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007.

THROSBY, David. Economics and culture. Nova York: Cambridge University Press, 2001.

SCOTT, Allen J. On Hollywood: the place, the industry. Nova Jersey: Priceton University Press, 2005.

STORPER, Michael. Territorialização numa economia global: possibilidades de desenvolvimento tecnológico, comercial e regional em economias subdesenvolvidas. IN: LAVINAS, Lena; CARLEIAL, Liana Maria da Frota e NABUCO, Maria Regina (orgs.) Integração, região e regionalismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Helcio de Medeiros Junior, João Grand Junior, João Luiz de Figueiredo