A importância da economia criativa no desenvolvimento econômico da cidade do Rio de Janeiro
Coleção Estudos Cariocas
PDF

Palavras-chave

economia criativa

Categorias

Como Citar

de Medeiros Junior, H., Grand Junior, J., & de Figueiredo, J. L. (2011). A importância da economia criativa no desenvolvimento econômico da cidade do Rio de Janeiro . Coleção Estudos Cariocas, 9(1). https://doi.org/10.71256/19847203.9.1.73.2012

Resumo

A economia criativa está se configurando em um dos mais dinâmicos conjuntos de atividades produtivas do mundo. Na esteira desse processo, que é diretamente associado às profundas transformações ocorridas na economia mundial desde a década de 70 do século passado, muitas cidades vislumbraram novas possibilidades de desenvolvimento econômico.

https://doi.org/10.71256/19847203.9.1.73.2012
PDF

Referências

(DCMS) Department for Culture, Media and Sport. Creative Industries. Disponível em: http://www.culture.gov.uk/about_us/creative_industries/default.aspx. Acesso em: 04 de dezembro de 2008.

BAUMOL, William e BOWEN, William. Performing arts: the economic dilemma. Cambridge: MIT Press, 1966.

BENHAMOU, Françoise. A economia da cultura. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

COUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.

FLORIDA, Richard. The rise of the creative class: and how it’s transforming work, leisure, community, & everyday life. Nova York: Basic Books, 2002.

(FIRJAN). Federação das indústrias do estado do Rio de Janeiro. A cadeia da indústria criativa no Brasil, 2008. Disponível em: http://www.firjan.org.br. Acesso em: 10 de julho de 2009.

HARTLEY, John. Creative industries. IN: HARTLEY, John (org.). Creative industries. Oxford: Blackwell, 2005. p. 1-40.

HESMONDHALGH, David. The cultural industries. Londres: Sage, 2002.

LANDRY, Charles. The creative city: a toolkit for urban innovators. Londres: Earthscan, 2008.

REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007.

THROSBY, David. Economics and culture. Nova York: Cambridge University Press, 2001.

SCOTT, Allen J. On Hollywood: the place, the industry. Nova Jersey: Priceton University Press, 2005.

STORPER, Michael. Territorialização numa economia global: possibilidades de desenvolvimento tecnológico, comercial e regional em economias subdesenvolvidas. IN: LAVINAS, Lena; CARLEIAL, Liana Maria da Frota e NABUCO, Maria Regina (orgs.) Integração, região e regionalismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.